01/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
-
Nesta atividade, analisaremos uma sequência de imagens, com o objetivo de entender a campanha ocorrida a favor da participação do Brasil
na Segunda Guerra Mundial. Esta campanha foi empreendida pelo governo de Getúlio Vargas.Dinâmica sugerida:
-
IMAGEM 1- "A cobra vai fumar / Senta a pua"
Disponivel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Aqui, o professor deverá informar que a imagem é composta por dois símbolos utilizados pelo governo de Getúlio Vargas para argumentar/estimular a participação militar do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Adiante, RECOMENDAR uma pesquisa no Google (www.google.com.br) acerca do significado dos símbolos/expressões. Para realizá-la pode-se, por exemplo, inserir "Senta a pua" na barra de pesquisa e em seguida clicar em "pesquisar". Aparecerão vários links, analisar e selecionar os mais completos e/ou informativos.
Nesta tarefa, os alunos também poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá discutir os aspectos linguísticos dessas frases.
-
Analisar a imagem debatendo questões tais como:
-
-
IMAGEM 2- "O Brasil de hoje defende o Brasil de amanhã"
Disponível em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Analisar a imagem a partir de questões tais como:
-
IMAGEM 3- "Soldado brasileiro na Segunda Guerra Mundial"
Disponivel em: http://www.acervoescolar.com.br/historia/historia-do-brasil/imagens/brasil-segunda-guerra.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Analisar a imagem debatendo questões tais como:
* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Disponível em: http://www.agualva.net/images/newspaper.jpg. Acesso em 14 de maio de 2011
-
Na presente atividade analisaremos uma matéria do Jornal do Brasil, publicada no caderno "Idéias", de 1/2/2003.
POR MEIO DELA, compreenderemos o processo que levou à entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
O título da matéria é "O Brasil vai à Segunda Guerra Mundial", assinada por Leonardo Pace Alves - Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio.
E o LINK é: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/outros_destaques_anteriores.html. Acesso em 14 de maio de 2011
-
Após clicar no link, os alunos devem usar a barra de rolagem e localizar a transcrição da matéria de jornal, que está próxima ao meio da página.
Em seguida, realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
ADIANTE, deve-se proceder na discussão do texto, a partir de questões tais como:
-
* Recomenda-se que, após os debates, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Disponível em:http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
Nesta atividade, analisaremos TRÊS arquivos de áudio datados no período da Segunda Guerra (1939-45), transmitidos via rádio para a população na época. Aqui, além da repercussão da guerra no Brasil, vamos compreender aspectos da participação brasileira no segundo grande conflito mundial.
Dinâmica sugerida:
-
ARQUIVO I- "A marcha do tempo - A cruz vermelha (Programa de rádio da 2ª guerra)" (1:55)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=genPCaX_7eI&NR=1
Acesso em 14 de maio de 2011
PARA discutir o documento de áudio:
-
ARQUIVO II- "Fim da segunda guerra na Europa" (2:35)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oN2W0aQWFy0
Acesso em 14 de maio de 2011
"Notícia do fim da segunda guerra mundial na Europa em 7 de Maio de 1945."
PARA discutir o documento de áudio:
-
ARQUIVO III- "Getúlio Vargas discursa para os Pracinhas da FEB" (1:48)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WKtxVKoDUSc&feature=related
Acesso em 14 de maio de 2011
"Trecho do discurso de Getúlio Vargas na chegada dos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) ao Brasil em 18 de julho de 1945."
PARA discutir o documento de áudio:
-
* Recomenda-se que, após os debates, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
Como última atividade, recomendamos que a turma produza um programa de rádio a ser postado no YouTube, usando de narrações, músicas, efeitos sonoros e imagens que documentem intervenções e operações militares ocorridas em 2011, como a recente operação norte-americana que matou Osama Bin Laden.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-
FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO do trabalho realizado:
-
Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011
Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
-
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens, da interpretação da notícia de jornal e dos documentos de áudio, da realização do programa de rádio e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2011
Cinco estrelasQue maravilha! Estou trabalhando com a disciplina de arte nesse 2º bimestre, mas me deparei com estas sugestões de aula de História e estou encantada. Parabéns!